segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Estádio sem time ou time sem Estádio ?

Estádio sem time ou time sem Estádio ?

O Site Redação em Campo, alistou o estádio Roberto Brzezinski em Campo Mourão como um dos estádios teoricamente esquecidos no interior do Paraná.

Todo time de futebol quer um estádio e todo estádio quer um time. Bom, pelo menos é mais ou menos isso que se espera normalmente.

     foto : Mariana Carvalho e Carlos Rodrigues 

No caso de Campo Mourão, a cidade sempre teve um time, desde a inauguração do Estádio Municipal, mas a história mais recente do time, relaciona-se ao Sport Club Campo Mourão que foi fundado em 31 de julho de 1989, disputando em seus primeiros anos competições em nível estadual, como os Paranaenses da Primeira Divisão de 1991 e de 1992, quando licenciou-se de suas atividades profissionais.

Até que um dia veio a  ADAP ... 

 A Associação Desportiva Atlética do Paraná,  a ADAP, foi um clube de futebol em Campo Mourão, fundado em 5 de junho de 1999. O mais recente na história do futebol profissional da Capital do Centro-Oeste do Paraná. 
Originário da cidade de Jacarezinho, do Norte Pioneiro do PR, onde iniciou suas atividades, a ADAP chegou em Campo Mourão no ano de 2002 após conhecer a estrutura do antigo CFZ(uma franquia do Centro de Futebol Zico) e  já no primeiro ano foi vice-campeã do Campeonato Estadual A-2 e conseguiu classificação para a série A-1 do Paranaense.
Devido a desistência do Ponta Grossa de disputar o Campeonato Paranaense por falta de recursos para reformar o seu estádio (Germano Kruger). A ADAP jogou a Série Ouro em 2003 com o nome de ADAP- Ponta Grossa. Com bom campeonato, conquistou classificação para a Série Ouro de 2004, sem nenhum vínculo com Ponta Grossa e terminou em quatro lugar na Primeira Divisão de 2004.

Em 2006, a ADAP alcançou resultado histórico sendo vice-campeão paranaense, sendo derrotada na final para o Paraná Clube, na na Vila Capanema. Porém, foi impedida pelos dirigentes da FPF de jogar o primeiro jogo da final no seu estádio Roberto Brzezinski, tendo assim que jogar em Maringá, onde foi prejudicada pela arbitragem – O árbitro era Evandro Homan - A ADAP chegou a final após eliminar os fortes Coritiba e Atlético, em confrontos diretos.
No final de 2006, alegando falta de apoio e patrocínio, a ADAP resolveu mudar-se para Maringá, onde fez fusão com o Galo, passando a se chamar Adap Galo Maringá Football Club. Fusão esta que foi encerrada em novembro de 2008.

Depois da ADAP
Posteriormente em 22 de janeiro de 2007, o clube retornou as competições, seu município estava sem representante no futebol, e para preencher esta lacuna desportistas locais resolveram refundar a agremiação. Nos primeiros cinco anos após seu retorno, disputou a Divisão de Acesso, alçando o sexto lugar em 2007, o quinto lugar de 2008, e a oitava posição de2009 e a quarta colocação em 2010, sendo esta a melhor campanha de sua história, porém ao término do torneio o então presidente Luis Carlos Kehl, afirmou que a equipe encerraria as ações no futebol. Entretanto, o fato não foi concretizado já que o clube disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense de 2011 onde foi rebaixado para a Terceira Divisão. No ano de 2012 não teve bom desempenho, sendo eliminado logo na primeira fase da mesma competição.
Em 2013, elegeu um novo mandatário o empresário, Fabio Gaspar Melo, como vice presidente Pedro Giuliani, diretor de futebol Pio Nogueira, marketing esportivo Tiago Costa, compondo uma nova Administração, integrada e efetiva, para que possa voltar a ser um time de peso no Campeonato Paranaense, juntamente com a Pivô Assessoria Desportiva especialista no desenvolvimento de novos atletas e uma metodologia ímpar para a administração do clube. Apostando em suas categorias de base para ter um bom desempenho na Terceirona.
Fontes : Wikipédia, Blog do Ilivaldo Duarte, site Redação em Campo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário