sábado, 21 de maio de 2016

O Jornal Impresso não morreu

O Jornal Impresso Ainda Vive !!!! E viverá ainda por muito tempo 






O jornalista Magno Martins comemora um feito: dez anos de fundação do seu blog, o primeiro em Pernambuco, um dos precursores do jornalismo online no país.  Segundo ele O papel ainda sobrevive por muito tempo, mas é evidente que o modelo de comunicação vai cada vez mais ser complementado pelo digital. Sobrevive não pelo saudosismo, como os discos de vinil, mas porque ele é conveniente. O leitor recebe em casa um relatório impresso, da marca que ele confia, com os fatos e análises das últimas 24 horas. É um valor para o indivíduo. 

Os jornais impressos têm o seu público cativo que ainda vai resistir muito.  O papel do impresso passa por uma revisão, talvez se segure nas análises e nas grandes reportagens. Certa vez  o humorista Murilo Gun, devorador de jornal, disse algo impressionante: “Eu prefiro o jornal impresso porque todo dia que ele chega na minha casa eu me sinto na obrigação de consumir aquele conteúdo. Eu não tenho coragem de pegar um jornal novinho e jogar no lixo. Mesmo que eu não consiga ler naquele dia, eu guardo e leio no dia seguinte. No dia que eu vir um cara no mercado embrulhando peixe com tablet, aí sim será o fim dos jornais”.




Enquanto isso na Inglaterra ...
O Reino Unido acordou na manhã da segunda-feira dia 29 de Fevereiro, com 2 milhões de cópias de um novo jornal impresso espalhadas pele território. "The New Day" (O Novo Dia, em tradução livre) é o primeiro diário britânico a ser lançado em 30 anos.
O periódico chega ao mercado editorial com um proposta ousada não apenas por ser de papel num momento em que milhares de informações circulam frenéticas pela internet.
O "New Day" não tem um site, não terá colunistas fixos, mas promete muita opinião diferente. Garante ainda neutralidade política e exibe um texto mais informal, repleto de contrações e gírias bem similar à linguagem falada. Avisa que vai ter notícias boas também e tem como slogan: "A vida é curta, então vamos vivê-la bem".
Redação do Jornal Lar Paraná em Notícias
Referências : O Diário de Pernambuco e Folha de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário